Atividades

Patrícia Portela no 4º aniversário do Centro de Língua Portuguesa em Bruxelas

No âmbito do 4º aniversário do Centro de Língua Portuguesa em Bruxelas, está agendado para o dia 10 de maio, às 16 horas, na Universidade Livre de Bruxelas e no dia 11 de maio, às 18h30, na Livraria Librebook, em Bruxelas, um encontro com a escritora Patrícia Portela.

«Os encontros bilingues (português / francês) serão uma oportunidade para descobrir esta artista intrigante, as formas, as ideias e as personagens que povoam a sua obra romanesca e dramática.
Leituras, comentários, debates, preencherão os encontros sob o signo da fusão de géneros e de culturas. Com uma postura simultaneamente extrovertida e reflexiva, Patrícia Portela confronta os leitores com temáticas poéticas e realidades políticas, colocando a questão essencial: "What kind of knowledge or impact can art generate that activism and theory alone cannot?"»



Patrícia Portela esteva na Universidade Livre de Bruxelas, numa conversa, com os alunos que estudam português no ensino secundário e no ensino superior, sobre livros e os seus leitores.

As atividades do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP decorrem na Embaixada de Portugal e na Embaixada do Brasil em Bruxelas e integram atividades diversas como projeção de filmes, debates, apresentação de livros, exposições de pintura.

Entre 27 e 29 de março de 2017, decorre, em Bruxelas, a 1ª edição do "Printemps Littéraire Brésilien" na Bélgica.
A iniciativa, criada em 2014 pelo professor Leonardo Tonus (Université Paris - Sorbonne) numa perspetiva de promoção e divulgação da cultura e da literatura lusófonas junto do público em geral e dos estudantes em particular, vai percorrer quatro países levando, durante cerca de três semanas, mais de trinta escritores brasileiros às cidades de Paris, Bruxelas, Lisboa, Évora, Óbidos e Barcelona.

O Centro de Língua Portuguesa promove, regularmente, sessões de cinema de realizadores portugueses.

Ciclo de cinema - Biografias de alguns dos maiores escritores portugueses.

Journée portes ouvertes na ULB - 29 de março - Le Petit Prince, une histoire universelle en mille et une langues

Numa atividade organizada em conjunto com o Departamento de Línguas Modernas da ULB, os alunos do ensino secundário foram convidados a assistir à leitura do "Petit Prince" nas 20 línguas lecionadas pelo departamento. "O Principezinho", em português, também esteve representado com um excerto lido por um aluno que frequenta as aulas de Língua Portuguesa II.

Os alunos que frequentam a disciplina de Português na ULB participaram na sessão de poesia.

Escritor Samuel Pimenta apresenta o seu último romance "Iluminações de uma mulher livre".

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora