José Eduardo Agualusa foi distinguido com o International DUBLIN Literary Award, pelo seu romance Teoria Geral do Esquecimento.

O International DUBLIN Literary Award tem o valor de 100 mil euros, sendo o maior do género para uma obra de ficção publicada em Inglês. Desde 1996 já distinguiu autores como Orhan Pamuk, Javier Marías, Michel Houellebecq, Colm Tóibin, Colum McCann, Jim Crace ou David Maalouf e Herta Müller. Ao longo das suas 21 edições, esta é a nona vez que o vencedor é um livro traduzido, e a primeira que elege um livro originalmente escrito em português.

Os candidatos a este prémio são nomeados por bibliotecas públicas selecionadas em todo o mundo, tornando esta distinção única na sua cobertura e alcance.

No caso de o livro vencedor ser uma tradução, o prémio monetário distingue o autor com 75 mil € e o seu tradutor com os restantes 25 mil €. O prémio é patrocinado pelo Dublin City Council e este ano a shortlist incluía livros de José Eduardo Agualusa (VENCEDOR/Angola), Mia Couto (Moçambique), Anne Enright (Irlanda), Kim Leine (Dinamarca/Noruega), Valeria Luiselli (México), Viet Thanh Nguyen (Vietname/EUA), Chinelo Okparanta (Nigéria/EUA), Orhan Pamuk (Turquia), Robert Seethaler (Áustria), Hanya Yanagihara (EUA).

Desde 2013 que a sua obra começou a ser publicada pela Quetzal. Depois de A Vida no Céu seguiram-se Um Estranho em Goa (2013), A Rainha Ginga (2014), O Livro dos Camaleões (2015) e, no início deste mês, o seu mais recente romance, A Sociedade dos Sonhadores Involuntários, em paralelo com os seus livros anteriores - agora em novíssimas edições revistas de Estação das Chuvas, As Mulheres do Meu Pai, Nação Crioula, O Vendedor de Passados ou A Conjura, entre outros.

Joana Cotrim, Rita Morais e Pedro Sousa Loureiro são três jovens portugueses que fazem teatro em Bruxelas! 

Partant d'une adaptation textuelle inspirée des Frères Karamazov, trois performeurs décident de construire une histoire à partir du concept du libre arbitre qui paraît être l'objectif fondamental de leur existence. Les actions sont une tentative constante de révéler la scène de suicide théâtral parfaite en portant sur les planches la folie du comportement humain dès lors qu'il affronte l'autonomisation des relations sociales et la limite de leurs choix.

De cet objectif resurgit le paradoxe de la croyance et de la foi défiant la définition du comportement humain. Le récit est construit de l'imposition des actions et la dramatisation devient elle-même une découverte de possibilités de dialogue à propos de pardon, d'harmonie, de soap-opéra et de barbecue.

https://kvs.be/fr/ticket-heaven

Manuel Alegre Prémio Camões 2017 

RTP08 Jun, 2017, 19:43 / atualizado em 08 Jun, 2017, 21:32 ' Cultura

Manuel Alegre venceu o Prémio Camões 2017, foi anunciado hoje na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Um prémio instituído pelos governos do Brasil e de Portugal em 1988 e que é atribuído aos autores que tenham contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural da língua portuguesa.

10 de junho

DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora